OLÁ QUERIDOS E QUERIDAS!!!

Seja muito Bem vindo(a) ao nosso Blog !!
Somos as Religiosas da Instrução Cristã, navegando aqui você poderá nos conhecer mais de perto...
Dê sua contribuição, fazendo seu comentário.
Somos Gratas pela visita.
Grande abraço e orações.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividade de Ensino Religioso


Liberdade 


“Na realidade existem muitas forças que limitam nossa liberdade, desde terremotos e doenças até tiranos. Mas nossa liberdade também é uma força no mundo, nossa força. No entanto, se você conversar com as pessoas verá que a maioria tem muito mais consciência do que limita sua liberdade do que da própria liberdade. Muita gente lhe dirá: “Liberdade? Mas de que liberdade você está falando? Como podemos ser livres se nos fazem a cabeça através da televisão, se os governantes nos enganam e nos manipulam, se os terroristas no ameaçam, se as drogas nos escravizam, e se, além de tudo, não tenho dinheiro para comprar uma moto, que é o que eu desejaria?”Se você prestar um pouco de atenção,verá que aqueles que falam assim parece estar se queixando mas, na verdade, estão muito satisfeitos por saber que não são livres. No fundo, eles pensam: “Ufa! Que peso tiramos de cima de nós! Como não somos livres, não podemos ter culpa de nada que nos aconteça...” Mas tenho certeza de que ninguém – ninguém – acredita de verdade que não é livre, ninguém aceita tranquilamente que funciona como um mecanismo inexorável de relógio ou como uma térmita. Podemos achar que optar livremente por certas coisas em certas circunstancias é muito difícil (entrar numa casa em chamas para salvar uma criança, por exemplo, ou enfrentar um tirano com firmeza) e que é melhor dizer que não há liberdade para não reconhecermos que preferimos livremente o mais fácil, ou seja, esperar os bombeiros ou lamber as botas de que está pisando em nosso pescoço. Mas em nossas estranhas alguma coisa insiste em dizer: “Se eu quisesse...” Resumindo: ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente.”
Trecho do texto “Ética para meu filho” de Fernando Savater (p. 29-30):

Comparando suas ideias com as até então debatidas e com os pensamentos apresentados no texto realize a seguinte atividade:

- Construa um texto sobre o tema: “Liberdade e responsabilidade”.

Perguntas que poderão auxiliar:
O que é ser livre?
Somos realmente livres?
Qual é a relação entre liberdade e escolha?
Posso fazer escolhas se não sou livre?
Se sou livre posso escolher fazer tudo o que eu quiser?
Minhas escolhas poderão prejudicar a mim e aos outros?
È possível sermos livres e ao mesmo tempo assumir responsabilidades ou regras?
Se suas escolhas forem irresponsáveis, poderá tirar a liberdade de outras pessoas, ou vice-versa? (ex: transitar pela avenida a 120KM/H ou bater nos colegas).
Podemos ser livres em um mundo de irresponsabilidades ou onde todos possam fazer o que quiserem?
Como saberei se minhas escolhas são boas ou más?

11 comentários:

  1. Liberdade e responsabilidade...

    Para mim ser livre é ter poder de escolha. Muitas vezes não somos livres de verdade para fazer escolhas pois dependemos muito do meio em que vivemos. A liberdade de cada um depende dos outras pessoas, sendo assim, não somos livres o suficiente. Temos liberdade para escolher entre o bem e o mal. Desde pequenos, nossos pais nos ensinam o caminho do bem e ensina a evitar o mal.
    Para algumas pessoas, o desvio do caminho depende das companhias que escolhe e se escolher errado podemos desviar o bem e prejudicaremos a nós e as vezes aos outros também.
    Ao fazer nossas escolhas temos que saber que devemos assumir nossos atos, a responsabilidade do que fazemos.
    Existem regras para tudo na vida como para estudar, respeitar as pessoas, trabalhar, andar pelas ruas, etc. Quando fugimos das regras, agimos com irresponsabilidade e prejudicamos os outros. Meus direitos termina quando começa a do outro, assim, quando ajo sem pensar infrinjo o direito dos outros e isso não é liberdade, não temos o direito de fazer o que nos vem a cabeça.
    Só saberei se escolhi o bem e não o mal se não prejudicar ninguém.

    Aluno: Felipe Martins Sala Ano: 9º N: 8

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Gabrielle Guimarães de Lima

    Liberdade e Responsabilidade

    Liberdade é você ser livre para ter suas próprias escolhas,e sobre seus atos na sua vida.
    Responsabilide é uma coisa muito importante pois faz com que pensemos muito antes de cometer algo,por isso para termos a liberdade precisamos da responsabilidade.
    Ao termos nossas escolhas teremos que saber que se causarmos algum mal ao nosso próximo,seremos responsabilizados sobre o que aconteçeu.
    Por isso,devemos ser cidadãos honestos e responsáveis,para que possamos conviver com o próximo,e cada vez em busca de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  3. Liberdade e Responsabilidade
    Liberdade é a capacidade de fazer escolhas, poder dar opiniões, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. Podem ser certas ou erradas, positivas ou negativas, e podem interferir no nosso futuro.
    Não somos livres realmente, pois escolhendo temos duas possibilidades, assim temos dois fins diferentes, podendo ser bom ou mal. Assim temos muitas vezes medo de ser livres, medo de não acertar. Não podemos ser livres sem ser responsáveis, pois nossa irresponsabilidade tira a nossa liberdade.
    Precisamos saber diferenciar poder e dever, eles interferem na vida e na sociedade. Poder é o que eu posso fazer, tenho uma escolha. Dever é o que eu tenho a obrigação de exercer.
    Temos que pensar bem antes de fazer uma escolha, ela pode prejudicar uma pessoa, e também a nós mesmos. Pensar é a única maneira que eu conheço de perceber se uma escolha é boa ou má. Preste atenção nas suas escolhas e tenha uma boa vida.
    Ana Beatriz Camillo Santos 9ºano

    ResponderExcluir
  4. Liberdade, é o ato de ser livre, fazer coisas sem uma 'regra', mas muitas vezes não sabemos usar a liberdade e acabamos usando ela para fazer o mal para pessoas inocentes. O fato de ser livre, não significa que você pode fazer tudo, porém deve ter o raciocínio e o pensamento de que poderá prejudicar alguém, diferente de muitas pessoas que não raciocinam e acabam cometendo algo que não queria. Para sermos uma pessoa livre, devemos ter uma responsabilidade, que seria basicamente o raciocínio e o pensamento antes de cometer algo. Ser responsável, significa ter limites e saber arcar com as consequências devido aos seus atos.
    Aluna: Heloisa Akemi Seki. 9ºano. Nº 11

    ResponderExcluir
  5. Liberdade e Responsabilidade
    Liberdade, quando a conquistamos, temos que saber usá-la, fazendo o bom uso da liberdade podemos fazer escolhas, dar opiniões, fazer oque achamos que está certo. Mas ter liberdade não quer dizer que podemos sair por aí fazendo tudo que vem na cabeça, pois junto com a liberdade vem a responsabilidade. Temos que ter responsabilidade, para sabermos usar a liberdade corretamente, pois na vida muitas escolhas têm as suas conseqüências. Por isso temos que pensar e refletir muito antes de fazer certas escolhas. Pois ela pode prejudicar a si mesmo e as outras pessoas.
    Patrícia Baldassi Gaspareto 9ºano

    ResponderExcluir
  6. Ser livre é ter consciência de seus atos, mesmo tendo o direito de ser livre e escolher seu caminho, é mais do que fazer tudo o que quer, é simplesmente viver a vida com mais felicidade e liberto da mentira e coisas ruins.
    a liberdade é algo muito complexo na minha opinião, é como se você tivesse a escolha dentro da liberdade, mas nunca fugindo do que você pode escolher, a liberdade é como se fosse algo imprevisível, diferente da escolha, pois na escolha temos que decidir entre as opções, mas isso não tira nossa liberdade de escolhe, então não tem muita diferença.
    Eu realmente acho que somos livres, que temos total liberdade de escolher, oque é preciso é que a pessoa tenha coragem de fazer sua escolha, e enfrentar as conseqüências, e sobre leis, você decide se quer obedece-las ou não, você decide pra onde quer levar sua vida, você decide ir para o direito ou esquerdo.
    Se você fez uma escolha, você trilhou o seu caminho, pois sempre a uma forma de ter no mínimo 2 opções, a vida é repleta de opções, e sempre terá uma segunda, e você sempre será livre para escolher.
    "Se sou livre, faço tudo oque eu quero" quer saber? Faça. Vai lá e faz, mas depois vem as conseqüências, pois, "toda a ação tem uma reação" e tudo tem suas conseqüências.
    Somos totalmente capazes de assumir leis/regras e continuar sendo livres, pois você aceitou segui-las, e isso vem junto com a responsabilidade, saber usar liberdade com responsabilidade.
    Temos que tomar cuidado com o como usamos nossa liberdade, somos livres, e o resto das pessoas também são, e não temos o direito de tirar isso delas, mas nem sempre é assim que escolhemos, e assim, prejudica a ambos.
    Podemos ser livre em qualquer lugar, tendo responsabilidade, tendo o poder de se expressar, sem tirar de ninguém esse direito de ser livre também, tudo vai da cabeça de cada um? Não exatamente, é sempre bom ter alguém para dar um basta, mas mesmo assim você escolhe se quer parar ou não.
    Liberdade não é só você fazer o que quer, e sim, libertar seus sentimentos, seus pensamentos, sua cultura, e sua alegria!
    Beatriz Onofre de Souza 9° ANO

    ResponderExcluir
  7. Liberdade e Responsabilidade
    Ser livre é ser capaz de fazer suas próprias escolhas, é ser responsável pelos seus atos, na maioria das vezes não sabemos utilizar a liberdade da meneira correta. Em alguns casos, somos influenciados por alguns amigos ou alguma pessoa da familía. Se você não é livre, não consegue fazer escolhas, por que quando escolhe algo tem que estar de acordo com ela, além disso, você tem que se responsabilizar por ela. Por exemplo: eu não posso sair de casa, pegar o carro de meus pais, e fazer o que eu quiser, pois eu não tenho idade para fazer isso, eu sei que vou estar errada, vou colocar em risco a minha vida e a vida de varias outras pessoas. Então, minhas escolhas devem ser bem análisadas para não acarretar prejuízos para mim e para com os outros.

    Maria Eduarda Muller 9 ano.

    ResponderExcluir
  8. Liberdade,é você saber usar a liberdade para o bem.Tomar certas decisões sem ninguém mandar,Tem muitas pessoa que usa a liberdade sem pensa e acaba prejudicando pessoa que não tem nada a ver.A palavra livre não significa que você pode fazer tudo,Você pode usar a
    liberdade para o bem mais tem muitas pessoa que usa a liberdade sem pensar e acaba prejudicando muitas pessoa e não assumi que erro.E ser respónsavel você tem que ter muita responsabelidade e pensar antes de fazer certas decisões para não prejudicar alguém.
    Aluno:Evandro de souza sant'anna do 9 ano

    ResponderExcluir
  9. Liberdade.
    Liberdade é você ser livre pra fazer suas escolhas, seja elas boas ou ruins, a liberdade pode ser usada para o bem, porém muitas pessoas usam a liberdade de escolher as coisas para o mal e essas pessoas que abusam da liberdade que tem para prejudicar os outros acabam perdendo ela. Nós não podemos fazer tudo o que queremos temos que ser responsáveis e pensar se essa escolha realmente é a coisa certa e se não vai prejudicar os outros. As escolhas que fazemos pode mudar o nosso futuro, por isso devemos pensar muito no que vamos escolher, enquanto ainda temos a liberdade de escolher.
    Heloisa Silva Cola 9 ano.

    ResponderExcluir
  10. Liberdade e responsabilidade
    A liberdade é a capacidade de escolha,pode ser usada para bem e querendo ou não,muitas pessoas ainda a usam para o mal.
    Somos livres para fazer tudo que está ao nosso alcance,porém algumas escolhas definem o que é melhor para cada um,sabemos que ´cada ação tem uma reação.
    Não existe possibilidades em escolher nada se não se é livre.
    As escolhas que cada um faz,pode prejudicar tanto a si mesmo,quando as pessoas que estão a sua volta e que muitas vezes não tiveram relação em sua vida. Como dirigir embriagado:pode fazer mal a você mesmo,matar ou se machucar e ainda tirar a vida de outras pessoas inocentes.
    A liberdade está relacionada a consciência de cada um. A possibilidade de agir de acordo com as normas da sociedade e se sentir totalmente livre. Não ha necessidade de fazer coisas que não são permitidas perante a sociedade,pois é ai que se chega ao erro.
    Se cada um cuidar de seus atos,o mundo será melhor,por isso mesmo tomando todo o cuidado do mundo com suas ações,é difícil,na verdade impossível tomar conta dos atos das outras pessoas.
    Maria Luiza C. Martelozzi - 9 ano

    ResponderExcluir
  11. Liberdade quer dizer ter o a consciência de dos seus atos. Existem varias maneiras de conquistar a liberdade, por meio de que você esteja mostrando que é responsável ou por meio das sua atitudes. Ser livre é ter a consciência de que suas atitudes pode ou não ter um destino bom. As escolhas pode ser um fundamento para chegar a liberdade. Mas pensando bem, ninguém é livre, a sociedade não permite isso, o nosso mundo que vivemos hoje, não permite isso. A sociedade é egoísta,não se importam com os outros, pois a nossa atitude perante a liberdade nos torna egoístas.
    O mundo hoje encara a liberdade como fazer o que bem quer, sem pensar nas consequências que poderá ter no futuro.
    Mais a liberdade é uma utopia, onde as pessoas as vezes esquecem de viver de tanto tentar conquistar a sua liberdade. Talvez "conquistar a liberdade" não que dizer ser livre no modo de fazer o que bem quer, mas esse termo pode ser conviver um com o outro em uma sociedade sem diferenças, em um mudo sem menos violência.
    As vezes me pego perguntando, será que essas pessoas violentas, que comentem crimes e simplesmente acaba com a sua própria vida e com a vida dos outros, não estavam procurando a sua verdadeira liberdade, ou pensavam em que eram livres, mas na realidade viviam nessa ilusão. Pois liberdade para mim não existe,mas já existiu no tempo onde os humanos não sabiam distinguir o que era bonito, feio, rico, pobre, magro, gordo. Onde a sociedade não era egoísta, isso era no começo do mundo. Afinal liberdade é uma utopia.
    Bhrenda da Silva Grossi

    ResponderExcluir

"Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente a juventude"

"Dedicação a juventude é a nossa maior alegria"