OLÁ QUERIDOS E QUERIDAS!!!

Seja muito Bem vindo(a) ao nosso Blog !!
Somos as Religiosas da Instrução Cristã, navegando aqui você poderá nos conhecer mais de perto...
Dê sua contribuição, fazendo seu comentário.
Somos Gratas pela visita.
Grande abraço e orações.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividade de Ensino Religioso


Liberdade 


“Na realidade existem muitas forças que limitam nossa liberdade, desde terremotos e doenças até tiranos. Mas nossa liberdade também é uma força no mundo, nossa força. No entanto, se você conversar com as pessoas verá que a maioria tem muito mais consciência do que limita sua liberdade do que da própria liberdade. Muita gente lhe dirá: “Liberdade? Mas de que liberdade você está falando? Como podemos ser livres se nos fazem a cabeça através da televisão, se os governantes nos enganam e nos manipulam, se os terroristas no ameaçam, se as drogas nos escravizam, e se, além de tudo, não tenho dinheiro para comprar uma moto, que é o que eu desejaria?”Se você prestar um pouco de atenção,verá que aqueles que falam assim parece estar se queixando mas, na verdade, estão muito satisfeitos por saber que não são livres. No fundo, eles pensam: “Ufa! Que peso tiramos de cima de nós! Como não somos livres, não podemos ter culpa de nada que nos aconteça...” Mas tenho certeza de que ninguém – ninguém – acredita de verdade que não é livre, ninguém aceita tranquilamente que funciona como um mecanismo inexorável de relógio ou como uma térmita. Podemos achar que optar livremente por certas coisas em certas circunstancias é muito difícil (entrar numa casa em chamas para salvar uma criança, por exemplo, ou enfrentar um tirano com firmeza) e que é melhor dizer que não há liberdade para não reconhecermos que preferimos livremente o mais fácil, ou seja, esperar os bombeiros ou lamber as botas de que está pisando em nosso pescoço. Mas em nossas estranhas alguma coisa insiste em dizer: “Se eu quisesse...” Resumindo: ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente.”
Trecho do texto “Ética para meu filho” de Fernando Savater (p. 29-30):

Comparando suas ideias com as até então debatidas e com os pensamentos apresentados no texto realize a seguinte atividade:

- Construa um texto sobre o tema: “Liberdade e responsabilidade”.

Perguntas que poderão auxiliar:
O que é ser livre?
Somos realmente livres?
Qual é a relação entre liberdade e escolha?
Posso fazer escolhas se não sou livre?
Se sou livre posso escolher fazer tudo o que eu quiser?
Minhas escolhas poderão prejudicar a mim e aos outros?
È possível sermos livres e ao mesmo tempo assumir responsabilidades ou regras?
Se suas escolhas forem irresponsáveis, poderá tirar a liberdade de outras pessoas, ou vice-versa? (ex: transitar pela avenida a 120KM/H ou bater nos colegas).
Podemos ser livres em um mundo de irresponsabilidades ou onde todos possam fazer o que quiserem?
Como saberei se minhas escolhas são boas ou más?

"Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente a juventude"

"Dedicação a juventude é a nossa maior alegria"